I.º Concurso de Desenho Infantil (Regulamento)

REGULAMENTO DO Iº CONCURSO DE DESENHO INFANTIL

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Introdução

1. O I.º Concurso de Desenho Infantil da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos (APIPDF) integra a organização da IV Conferência Internacional “Igualdade Parental no Século XXI”, a realizar em Évora em 2015.
2. O concurso decorrerá no período compreendido entre o dia 18 de janeiro e o dia 18 de fevereiro de 2015.
3. Todos os trabalhos devem ser originais e o tema deve de ser inspirado nas temáticas da associação, nomeadamente a coparentalidade positiva e residência alternada.
4. O desenho vencedor será utilizado para o cartaz e restantes documentos de divulgação e organização da IV Conferência Internacional “Igualdade Parental Séc.XXI”.
5. Salvaguardando os interesses dos participantes, a organização reserva-se ao direito de utilizar a imagem dos desenhos recebidos, nomeadamente, para efeitos de edição de catálogos com imagens digitais, ou para a promoção do evento.

Artigo 1º
Destinatários

O Concurso é dirigido a todos/as alunos/as que frequentam, à data do concurso, o 1º e 2.º ciclos do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Évora.

Artigo 2º
Objetivos

O I.º Concurso de desenho da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos (APIPDF) tem como principais objetivos o envolvimento das crianças que frequentam o 1º e 2º ciclos dos Agrupamentos de Escolas de Évora e respetivas famílias na organização do evento internacional; a promoção dos conceitos de parentalidade positiva, igualdade parental e residência alternada; a definição do layout da IVª Conferência Internacional.

Artigo 3º
Requisitos do Concurso

1. Os trabalhos deverão subordinar-se ao tema “Duas casas, uma família”.
2. Os desenhos devem ser elaborados em papel de dimensão A4 (21cmX29,7cm), de preferência com orientação vertical. Os materiais a utilizar recomendados são: lápis normal, caneta de feltro, aguarela, lápis de cera e pastel. Não deverão ser utilizadas colagens que impliquem um aumento substancial da espessura do papel.
3. O/A representante legal do/a aluno/a deve ter conhecimento e não ter demonstrado oposição junto da escola ou da APIPDF relativa à participação, tendo em conta que os trabalhos selecionados serão utilizados para fins de divulgação pública do evento.
4. Cada criança só poderá submeter a concurso um desenho e o/a seu/sua professor/a e/ou familiar deve garantir a originalidade e autoria do trabalho.
5. Deve ser feita a recolha dos trabalhos elaborados pelos alunos, na escola ou em casa, pelo professor responsável, devendo ser enviados ou entregues ao cuidado de Direção da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos, para a/na morada Associação de Artistas Plásticos 100 Pavor, Praça do Sertório, 25 – 7000-509
Évora.

Artigo 4º
Formalização e processo da Candidatura

1. A candidatura é formalizada através da entrega dos desenhos, imperativamente, até ao dia 19 de fevereiro de 2015.
2. Os desenhos devem estar devidamente identificados no verso, canto inferior direito, com os seguintes dados: nome do Estabelecimento de Ensino que frequenta, nome da criança (primeiro e último nome), idade, ano, turma, contacto telefónico e email do/a representante legal.
3. Aquando da entrega, os desenhos devem estar acompanhados da autorização de participação da criança no concurso, assinada pelo/a representante legal da mesma (em anexo neste regulamento).
5. A APIPDF não se responsabiliza por eventuais danos que os desenhos possam sofrer durante o transporte e exposição.
6. O desenho vencedor será anunciado em todas as redes sociais da APIPDF, sendo o/a representante legal do/a autor/a do mesmo informado/a através de contacto telefónico e email.

Artigo 5º
Constituição do Júri

1. O Júri é formado por 5 elementos singulares.
2. Como elementos do Júri estarão dois representantes da Associação de Artistas Plásticos de Évora -100 Pavor, dois elementos da direção da APIPDF e a designer profissional que será responsável pela elaboração do cartaz e demais documentos de divulgação da IV Conferência Internacional.

Artigo 6º
Processo de Avaliação

1. O Júri baseia a sua avaliação nos critérios de criatividade e originalidade no tratamento do tema proposto bem como na demonstração de conhecimentos de expressão artística.
2. Ao Júri reserva-se o direito de excluir da competição os trabalhos que denotem a intervenção de terceiros na sua execução.
3. O Júri reserva-se no direito de eliminar todos os trabalhos que não obedeçam as exigências descritas no artigo terceiro deste regulamento.
3. Ao Júri reserva-se o direito de não selecionar um vencedor caso a falta de qualidade dos trabalhos assim o justifique.
4. As decisões do Júri não são passíveis de recurso.

Artigo 7º
Prémios

1. Constituirão prémios do concurso:
1.º lugar – Layout da IVª Conferência Internacional da APIPDF, uma bicicleta (prémio oferecido: Por mim – Associação Desporto e Bem Estar), certificado de mérito.
2.º lugar – Um vale de 50 euros em compras na GOCCO de Évora (oferta desta empresa); um livro infantil ou juvenil (oferta da livraria Dom Pepe); certificado de mérito.
3.º lugar – Um livro infantil ou juvenil (oferta da livraria Dom Pepe) e certificado de mérito.
Do 4.º ao 10.º lugar – Certificado de mérito.
2. Os prémios (excepto a atribuição do layout do evento) serão entregues no decorrer da IVª Conferência Internacional “Igualdade Parental séc. XXI”, entre os dias 25 e 26 de maio. O horário será anunciada no programa da conferência a consultar na página oficial da associação em: www.igualdadeparental.org.

Artigo 8º
Exposição

1. Todos os trabalhos selecionados terão direito a participar na exposição de desenho a decorrer no local da Conferência entre os dias 25 e 26 de maio de 2015.
2. A APIPDF convida todos os participantes e familiares que visitarem a exposição, a depositarem, neste local, um brinquedo usado ou novo para ser oferecido a uma instituição, a designar e divulgar pela APIPDF, que se encarregará de o entregar a uma criança carenciada.

Artigo 9º
Devolução dos trabalhos

1. Os desenhos vencedores ficarão na posse da APIPDF que poderá usar a imagem dos mesmos para os fins
2. Após a divulgação dos resultados e devida digitalização e tratamento dos desenhos, os trabalhos não seleccionados para a exposição serão devolvidos a todos aqueles que os reclamarem junto da associação. Os trabalhos podem ser levantados na Associação de Artistas Plásticos 100 Pavor, Praça do Sertório, 25, 7000-509 Évora a partir do dia
1 de junho de 2015.

Artigo 10º
Disposições finais

1. As situações não previstas pelo presente Regulamento serão analisadas pelo Júri.
2. A participação no Iº Concurso de Desenho Infantil da APIPDF implica a aceitação do presente Regulamento.
3. Todos os desenhos seleccionados para a exposição poderão ser utilizados para ilustrar a página da APIPDF, para serem utilizados em brochuras e outros materiais da autoria da APIPDF e ainda, podendo, eventualmente, servir como base para a elaboração de material promocional da APIPDF.
4. Fica esta entidade detentora de todos os direitos de utilização e reprodução desses trabalhos.

Artigo 11º
Esclarecimentos adicionais

1. Para esclarecimentos e/ou informações adicionais, poderá contactar os responsáveis pela organização da IVª Conferência Internacional da APIPDF através de 962890663 ou igualdadeparental@gmail.com

 

Regulamento em PDF (clique para fazer o download)

A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PELA IGUALDADE PARENTAL E DIREITOS DOS FILHOS tem por fim as actividades de carácter cívico, cultural, formativo e informativo, no âmbito da protecção e fomento da igualdade parental, nos seus diferentes níveis de intervenção – legislativo, jurídico, psicológico, mobilização da opinião pública, entre outros -, relativamente aos direitos dos filhos (crianças e adolescentes) cujos pais se encontrem separados ou divorciados.