Protocolos de intervenção em situações de alienação parental

Esta lista de protocolos e programas de intervenção relacionadas com a alienação parental não tem o objetivo de os enumerar todos, mas apenas dar a indicação de alguns que têm mostrado bons resultados, com estudos publicados sobre os mesmos, com revisão pelos pares. É uma área de constante investigação e experimentação e que necessita do contributo de todos, pelo mundo fora, para que crianças e as suas famílias possam voltar a ter paz nas suas vidas.

Building Family Bridges

O programa Building Family Bridges ajuda as crianças que resistem a viver com um dos pais ou têm atitudes negativas irrealistas em relação a um dos pais. Desde 1991, a Family Bridges tem sido a líder mundial em ajudar crianças e adolescentes a se reconectarem com os pais de quem são alienados.

High Road to Reunification

High Road to Reunification fornece às crianças o caminho em torno do comportamento patogénico dos pais - e de volta aos seus braços afetuosos, aos seus pais autenticamente protetores.

Time to Put Kids First

Um Retiro de Reunificação permite que pais e filhos escapem da sua vida e do ambiente do dia a dia para reservar um tempo apenas para eles - para conversar, criar laços e criar memórias duradouras.

Multi-Modal Family Intervention (MMFI)

A intervenção familiar multimodal fornece intervenções diferenciadas para situações de conflitos de lealdade, de alienação parental e famílias emaranhadas ou aglutinadas.

Resetting the Family

Resetting the Family utiliza a pesquisa e a ciência mais atual sobre a alienação parental e desenvolveu uma série de programas educacionais para abordar as táticas de alienação parental mais comuns em casos leves e moderados.

Child Impact Assessment Framework (CIAF)

O CAFCASS é um Serviço de Assessoria e Apoio a Tribunais de Crianças e Famílias, não departamental, sediado em Inglaterra e criado para promover o bem-estar de crianças e famílias envolvidas em tribunais de família. Desenvolveu o Child Impact Assessment Framework (CIAF) para aferir como as crianças podem vivenciar a separação dos pais e como isso pode ser compreendido e implementado por aqueles serviços.

Turning Points For Families

Terapia de reunificação para alienação parental severa ou para o rompimento de uma relação pai/mãe-filho/a.

Um programa de tratamento eficaz de curto prazo para restaurar o funcionamento familiar saudável entre pais/mães e filhos/as e para promover um relacionamento civil e respeitoso com os pais.

Restoring Family Connections

Restoring Family Connections é uma intervenção terapêutica em ambulatório, com várias sessões, e exercidas por profissionais de saúde mental licenciados usarem em sua prática.


Os 4 pilares da intervenção quanto à alienação parental

Retirado do artigo "Parental Alienation as a Form of Emotional Child Abuse: Current State of Knowledge and Future Directions for Research" de Edward Kruk, e publicado no Family Science Review, Volume 22, Issue 4, 2018

Redução de danos:

Pesquisar sobre abordagens eficazes para lidar com a alienação parental, e assumi-la como forma de abuso infantil individual e como questão de proteção à criança.

Prevenção:

Pesquisar sobre como lidar com a alienação parental como uma forma coletiva abuso infantil: o impacto de uma presunção legal refutável de residência alternada sobre alienação parental

Tratamento:

Programas de reunificação e serviços terapêuticos para pais alienados e crianças: melhores práticas e eficácia das abordagens de tratamento.

Aplicação:

Lidar com a alienação parental como uma forma de violência doméstica, e como uma questão criminal: melhores práticas e eficácia das políticas.

X