Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Informações úteis

Apoio Judiciário

Introdução ao exercício das Responsabilidades Parentais

Qual é, na prática, o significado da expressão «Responsabilidade Parental»? Quais são os direitos e obrigações do titular das «Responsabilidades Parentais»?


Caso os pais se divorciem ou separem, como é que se determina a responsabilidade parental para o futuro?

Processo de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais

Se o tribunal decidir que um dos pais terá a guarda exclusiva da criança, isto significa que essa pessoa pode decidir tudo o que concerne à vida da criança sem consultar o outro progenitor?


 O que deverei fazer para obter o reconhecimento e a execução, em Portugal, de uma decisão sobre responsabilidade parental proferida pelo tribunal de outro Estado-Membro? Qual o processo aplicável nestes casos?


Qual o tribunal (ou outra autoridade) a que devo recorrer se quiser instaurar uma acção sobre responsabilidade parental? Quais as formalidades que devem ser respeitadas e quais os documentos que devem ser juntos com a petição inicial?


É necessário que todos aqueles que detêm responsabilidade parental concordem com todas as decisões a ser tomadas sobre a criança?



Se os pais não estiverem de acordo sobre a questão da responsabilidade parental, quais são os meios alternativos para resolver o conflito sem recorrer a tribunal?


 Incumprimento da Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais


Se o tribunal decidir que os pais terão a guarda partilhada da criança, o que é que isto significa na prática?

Processo de Alteração da Regulação das Responsabilidades Parentais

X