Oradores da IIIª Conferência Internacional Igualdade Parental Séc. XXI

 

  JOSE AGUILAR CUENCA

Doutor em Psicologia, especializou-se em psicologia clinica e forense. Fundou o Centro de Psicologia e Avaliação que há dez anos que concentra o seu trabalho em duas grandes áreas de intervenção – a investigação social e económica e a prática clínica forense. Director de investigação na Andaluzia das mais importantes consultoras internacionais, estudou e tratou numerosos casos de alienação parental, escrevendo e publicando vários livros sobre o tema. É autor de dezenas de artigos de psicologia, alguns traduzidos para inglês e russo, tendo sido inclusive convidado duas vezes para conferencias na sede do Tribunal Superior de Justiça do México.    

 ursula

URSULA KODJOE

(Psicóloga, Terapeuta Familiar, Mediadora)

A viver no Sul da Alemanha

Estudos realizados em Viena, Munique e Friburgo

Experiência avançada nos EUA

 

Corrente Motivacional:

Descrença na funcionalidade habitual do sistema legal da família

 

 Campos de trabalho

Aconselhamento familiar

Análise de casos de conflito agudo

Aconselhamento e terapia com indivíduos, casais e famílias

Aconselhamento e mediação trans-cultural

10 anos de vasta experiência com profissionais em cooperação interdisciplinar: advogados, juízes, psicólogos e assistentes sociais em apoio ao Ministério da Justiça e Ministério da Família Alemão;

Experiência orientada para a diminuição e consensualização de famílias

Apresentação de trabalhos em seminários e relações públicas na Alemanha, Aústria, Suiça, França, Bélgica, República-Checa, Eslováquia, Lituânia, Letónia e EUA.

Principal área de atuação: Necessidades e Direitos das Crianças em sustentarem relações afetivas saudáveis e significativas com ambos progenitores, depois da separação e divórcio.

  MANUEL DAMÁSIO


Presidente do Conselho de Administração da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

  EVA DELGADO MARTINS  

 

Eva Delgado-Martins é psicóloga e educadora parental e escreve uma crónica semanal na Notícias Magazine.
   CARLOS ALBERTO POIARES


Director da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Licenciado em Direito (Universidade de Lisboa, 1978); Doutorado em Psicologia (Universidade do Porto, 1996); Coordenador do 2º Ciclo em Psicologia Forense e da Exclusão Social daquela Faculdade; Professor Convidado das Faculdades de Economia e Direito da Universidade Nova de Lisboa; Director do Panóptico – Centro de Estudos de Psicologia Forense; Fundador da PSIJUS – Associação para a Intervenção Juspsicológica (2001), a cuja direcção preside; Autor de diversos trabalhos na área da Psicologia Criminal, da Justiça e da Exclusão Social; publicou dezenas de artigos e vários livros na área científica a que se dedica.

   FERNANDA MOLINARI

(advogada especialista em Direito de Família e Psicologia Jurídica / Mediadora de Conflitos Familiares – Brasil)

Advogada formada com Láurea Acadêmica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Psicanalista Clinica (em formação pela Sociedade Sul Brasileira de Psicanálise). Doutoranda em Psicologia Forense e do Testemunho pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Especialista em Direito de Família (PUCRS). MBA em Direito Civil e Processo Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Especializada em Psicologia Jurídica.Mediadora de Conflitos pela CLIP.

Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Sócia do Instituto de Psicologia Clínica e Jurídica Profº. Jorge Trindade, onde atua como parecerista e consultora de processos de Direito de Família e Mediadora de Conflitos. Membro e da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito de Fam ília. Membro Fundadora da Associação de Mediadores e Árbitros do Rio Grande do Sul – AMARGS. Conselheira Superior do Instituto dos Advogados do Mercosul. Membro da Asociacion Latinoamericana de Magistrados, Funcionários, Profesionales y Operadores de Niñez, Adolescencia y Família. Diretora do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira Criança Feliz.

Atualmente é docente no Instituto de Psicologia Clínica e Jurídica Prof. Jorge Trindade, na Clinica de Psicoterapia e Instituto de Mediação – CLIP, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, FEMARGS, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) e professora convidada do IBGEN, da Fundação Escola Superior do Ministério Público, da Universidade Veiga de Almeida e da AJURIS. Autora dos Livros: Parto Anônimo – Uma origem na Obscuridade Frente aos Direitos Fundamentais da Criança e Psicologia Judiciária para a Carreira da Magist ratura (2ª edição). Tem experiência nas áreas de conexão entre Psicologia e Direito, com ênfase em Psicologia Jurídica, Psicologia Forense e do Testemunho e Mediação de Conflitos.

 

  HERNÂNI DE CARVALHO

Hernâni Carvalho, de 53 anos, Licenciado em Psicologia e doutorando em Psicologia do Terrorismo, iniciou a carreira de jornalista há 30 anos. Trabalhou vários anos na RTP, onde se destacou nas reportagens de guerra. Acompanhou o processo de independência de Timor Leste, e terá sido então, em 99, que mais se deu a conhecer ao público em geral. Nos últimos anos dedicou-se sobretudo a análises e crónicas de temas do foro criminal e judicial. Apresentou ainda na SIC o programa Nas Ruas, onde deu a conhecer histórias reais.

 

LUÍS SILVA 

(Advogado, RSA Advogados)

Licenciou-se na Faculdade de Direito – Universidade de Lisboa,1987. Advogado desde Março de 1990.

Consultor na RSA desde 2005 . Membro dos Corpos Gerentes de Pessoas Coletivas Privadas e de Interesse Público (Presidente de Direcção, Presidente da Mesa Assembleia Geral, Presidente do Conselho Fiscal, Presidente do Conselho Disciplinar e Presidente do Conselho Jurisdicional)
Presidente do Conselho Jurisdicional da F. P. A. S., 1996/2010 .

Participação nas Comissões de alterações estatutárias e Elaboração de Diplomas e Regulamentos Jurídicos complementares.

Membro dos Júris das Provas Finais para ingresso ao curso de formação de magistrados do Centro de Estudos Judiciários – Auditores de Justiça, Maio e Junho de 2006, no Centro de Estudos Judiciários, Lisboa. Membro dos Júris das provas finais de agregação de Advogados Estagiários da Ordem dos Advogados desde Fevereiro de 2002 Presidente de Júri das provas de agregação do CDL desde Julho de 2007.

Coordenador designado pelo Conselho Distrital de Lisboa do projecto e trabalho de análise à proposta de alterações ao Código do Processo Civil, e respectivo debate publico promovido pelo CDL em 23/02/2012.

Vogal Secretário do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, Triénio de 2005-2007, Vogal do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, 2008/2010 
1º Vice-Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, 2011/2013 
Autor de Pareceres jurídicos específicos na área do Desporto e Direito Desportivo, arrendamento e Direito da Família e de Menores, Autor dos regulamentos jurídicos do Conselho Disciplinar e do Regulamento do Conselho Jurisdicional da F.P.A.S.

Autor de vários artigos editados em publicações no âmbito do Arrendamento e do Direito da Família e de Menores, conflitos parentais e áreas conexas, designadamente na revista “ Pais e Filhos, publicação de Julho de 2010, “ Direitos dos Avós- direitos legislação e jurisprudência “ no” Guia dos Avós “, 2011, 2012,entre muitos outros.

 

RUI ALVES PEREIRA

(Advogado, PLMJ)

Rui Alves Pereira, Associado Senior de PLMJ especialista em Direito da Família.

  • Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 1998
  • Inscrito na Ordem dos Advogados Portuguesa desde 2000
  • Pós Graduação em Responsabilidades parentais pela Faculdade de Direito de Coimbra, 2012
  • Frequencia de Pós-Graduação em Direito de Protecção de Menores, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

CURRICULUM PROFISSIONAL

  • Coordenador e co-autor de cursos de Direito de Família no Conselho distrital de Lisboa, da Ordem dos Advogados (2002 – 2004)

ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Concórdia – Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos, 2005
  • Presidente da Associação “A Voz da Criança” – Associação Portuguesa da Criança e seus Direitos
   

MARIA PERQUILHAS

Juíza de Direito e docente do Centro de Formação Judiciária

   PAULO GUERRAFormação académica: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da
Universidade de Coimbra (1981-1986)
Percurso profissional:
· Juiz de Direito (em regime de estágio de pré-afectação) na comarca de Leiria – de Setembro de 1989 a Maio de 1990
· Juiz de Direito auxiliar na comarca de Leiria – de Junho a Julho de 1990
· Juiz de Direito na comarca de São João da Pesqueira – de Setembro de 1990 a Julho de 1991
· Juiz de Direito na comarca de Ansião – de Setembro de 1991 a Maio de 1992
· Juiz de Direito nos Juízos de Polícia do Porto – de Maio de 1992 a Julho de 1993
· Juiz de Direito no 3º Juízo Correccional (depois Criminal) da comarca do Porto – de Setembro de 1993 a Julho de 1996 (juiz formador do CEJ)
· Juiz de Direito (auxiliar) no Tribunal de Menores de Lisboa – de Setembro de 1996 a Julho de 1997
· Juiz de Direito no 2º Juízo do Tribunal de Família e Menores de Coimbra – de Setembro de 1997 a Julho de 1998 (juiz formador do CEJ)
· Docente da Jurisdição de Menores e Família no Centro de Estudos Judiciários – desde 8 de Agosto de 1998 – (comissão de serviço)
· Coordenador da Área de Família e Menores no CEJ desde 15 de Setembro de 2001 até 30 de Julho de 2004;
· Juiz-Secretário do Conselho Superior da Magistratura – desde 20 de Setembro de 2004 (comissão de serviço) até 31 de Agosto de 2007;
· Beneficiou do benefício do regime de equiparação a Bolseiro do Ministério da Justiça desde 1/9/2007 até 31/3/2008 (cfr. Despacho do Ministro da Justiça n.º 17646/2007 de 12/7/22007, publicado in DR, II – n.º 154, de 10 de Agosto
de 2007);
· Juiz de Direito no 2º Juízo do Tribunal de Família e Menores de Coimbra – de 9 de Abril de 2008 (juiz formador do CEJ);
· Docente a tempo parcial (com redução de serviço no tribunal) no Centro de Estudos Judiciários, na Jurisdição da Família e das Crianças – desde 15/9/2008Inserção Profissional: Juiz de direito desde 1988, actualmente é Juiz Desembargador, exercendo, em tempo parcial, as funções de docente do Centro de Estudos JudiciáriosPrincipais Trabalhos Desenvolvidos:
· Autor de várias obras jurídicas no âmbito do Direito de Família e Menores
· Docente do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), durante 6 anos, nesta Área, tendo sido
durante 3 anos Coordenador da Área
· Juiz Secretário do Conselho Superior da Magistratura (de 2004-2007)
· Conferencista em 131 Seminários/Encontros/Congressos
· Formador em 45 Acções de Formação
· Representante do Estado Português – indicado pelo Governo – (durante a Presidência da União Europeia – de 1/7 a 31/12/2007), presidindo ao Grupo de Trabalho do Comité do Direito Civil da União Europeia que incide sobre o futuro regulamento comunitário sobre obrigações alimentares
· Participante, enquanto Representante de PORTUGAL (e subsequente coordenador das posições dos 27 países da União Europeia) nas negociações com vista à conclusão da nova Convenção da Haia sobre cobrança de Alimentos devidos a menores e a outros membros da família (e respectivo Protocolo sobre Lei aplicável a estas obrigações alimentares), entre 5 e 23 de Novembro de 2007 na Haia (no âmbito da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado), tendo assinado, juntamente com o Embaixador
de Portugal na Haia, a dita Convenção e Protocolo em 23/11/2007Vários
 Foi agraciado, enquanto Juiz Secretário do CSM, com UM LOUVOR (o n.º 260/2007), publicado no DR, II Série de 30/5/2007, assinado pelo Exmº Vice-Presidente do CSM, Juiz Conselheiro António Cardoso dos
Santos Bernardino;
 Foi Secretário Regional-Adjunto da Direcção Regional Norte da Associação Sindical do Juizes Portugueses (em 1996);
 Foi Vogal cooptado do Conselho Directivo Geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (desde 23/11/1996);
 Foi 2º Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Sindical dos
Juízes Portugueses (1998/2000);  Foi membro, enquanto representante da ASJP, da Comissão Regional de Coimbra do Congresso da Justiça (desde Outubro de 2002 até Dezembro de 2003);
 Foi membro do Conselho de Redacção da Revista do Centro de Estudos Judiciários (2004);
 Foi eleito 2º Secretário da Assembleia-Geral da Associação “Passo a Passo” (Associação de Ajuda Psicossocial) – eleito em 2005 e reeleito em 2008;
 Foi eleito Vogal efectivo da Direcção da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família (Crescer Ser), para o triénio 2006/2008 (eleito em 19/12/2005);
 É Associado do Centro de Direito da Família (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e membro do Observatório Permanente da Adopção (do CDF – Coimbra), sendo o representante do O.P.A. no projecto ChildOn (grupo de trabalho sobre Adopção Internacional);
 Fez parte da Comissão Organizadora e Executiva a IV Bienal de Jurisprudência de Direito de Família, organizada pelo Centro de Direito da Família, realizada em 2 e 3 de Outubro de 2008;
 Membro do júri do Concurso interno de ideias para o logótipo e para o cartaz das comemorações dos 25 anos dos serviços de Reinserção Social (reunião decisória no dia 19 de Setembro de 2007, na Direcção-Geral da Reinserção Social);
 Membro do Conselho Consultivo da Associação de Apoio à Adopção “COLO”;
 Associado do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
 Membro do Senado da CARTA ABERTA À PREVENÇÂO patrocinada pela ARISCO (Instituição para a Promoção Social e da Saúde);
   ANTÓNIO JOSÉ FIALHO

– É Juiz de Direito no Tribunal de Família e Menores do Barreiro desde 1 de Setembro de 2007– Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

– Após completar o período de formação inicial, exerceu funções no Tribunal Judicial da Comarca da Moita (juiz auxiliar), Tribunal Judicial da Comarca de Cuba (agregada a Portel), Juiz de Instrução Criminal no Círculo Judicial do Barreiro e no 2.º Juízo de Competência Especializada Cível da Comarca do Seixal

– Fez parte do Grupo de Trabalho que elaborou o Regime Processual Civil Experimental (sob a coordenação da Direcção-Geral da Política de Justiça)

– Fez parte do Grupo de Trabalho para a Revisão da Lei Tutelar Educativa (em representação do Conselho Superior da Magistratura)

– Foi formador a tempo parcial no Centro de Estudos Judiciários (I Curso Especial do Ministério Público)

– É formador de auditores de justiça e de juízes em fase de estágio

Ponto de Contacto da Rede Internacional de Juízes da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado

– É juiz tutor (“traineer”) no âmbito de intercâmbios de formação da Rede Europeia de Formação Judiciária (EJTN)

– Fez parte de júris de avaliação nos concursos para admissão de magistrados (Centro de Estudos Judiciários) e para provas de agregação (Ordem dos Advogados)

– Colabora com o Centro de Estudos Judiciários, a Ordem dos Advogados, a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e outras entidades em diversas acções de formação e conferências relacionadas com a área do processo civil ou da família e das crianças

– Organizou com as Delegações das Comarcas do Barreiro, Moita e Montijo da Ordem dos Advogados e o Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios um “workshop” composto por três sessões para magistrados e advogados sobre mediação familiar (27 de Junho a 11 de Julho de 2008)

– Organizou com a Delegação da Comarca do Barreiro da Ordem dos Advogados um seminário de formação sobre a área da família e das crianças composto por seis sessões sobre divórcio e responsabilidades parentais, promoção e protecção e intervenção tutelar educativa (22 de Janeiro a 16 de Abril de 2010)

– Colaborou com a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa na área da formação das cadeiras de Direito Processual Civil e de Direito da Família (orador convidado para palestra de aulas nos cursos de licenciatura e de mestrado) (2004-2010)

– Participou (como orador convidado) na conferência sobre “Novas tendências europeias na resolução dos conflitos parentais” realizada em Praga (República Checa) em 4 e 5 de Outubro de 2010 (organizada pelo Município de Praga)

– Participou no encontro realizado em 7 e 8 de Dezembro de 2011 no Instituto Nacional da Magistratura da Roménia subordinado ao tema “Bringing EU Fundamental Rights Closer to Judges”, em representação do Centro de Estudos Judiciários (organizado pela EJTN).

– Participou no 1.º Encontro Nacional de Juízes de Família realizado em 13 e 14 de Setembro de 2012 (como orador convidado) com o tema “Questões Internacionais no Direito da Família Português e Brasileiro” (organizado pela Escola Nacional da Magistratura do Brasil).

– Participou no 7.º Encontro de Juízes Transfronteiriço (como orador convidado) com o tema “Rapto Internacional de Crianças” (organizado pelos Conselhos Superiores de Magistratura de Portugal e de Espanha).

– Participou (como orador convidado) na conferência sobre “Novas tendências europeias na regulação do exercício das responsabilidades parentais” realizada em Bratislava (Eslováquia) em 29 de Abril de 2013 (organizada pelo Ministério dos Assuntos Sociais da República Eslovaca e pela Associação de Juízes de Família da Eslováquia)

 

Trabalhos publicados

 (na área da família e das crianças)

 

. Novos caminhos e desafios na jurisdição de família e menores

Revista Julgar – Edição Especial 2009

– Cooperação ordenada e interdisciplinar na resolução de conflitos parentais

Revista Verbo Jurídico (on-line)

. O papel e a intervenção da escola em situações de conflito parental

Revista Verbo Jurídico (on-line)

– Algumas questões sobre o novo regime jurídico do divórcio

Revista do CEJ – 2.º semestre 2010 n.º 14

. Comentário ao Acórdão do Tribunal da Relação de Évora de 10/11/2010

Revista Lex Familiae Ano 7 n.º 14

. Alienação Parental (Quando o Amor dá lugar ao ódio)

(em co-autoria com a Dra. Maria Aglaé Tedesco Vilardo – Juiz Titular da 15.ª Vara de Família do Rio de Janeiro)

Revista do CEJ – n.º 15

. Da Abordagem Jurídica da Mediação à Expectativa

Revista Lex Familiae

. O novo regime jurídico do divórcio e das responsabilidades parentais

Revista do Instituto Brasileiro do Direito da Família

. Guia Prático do Divórcio e das Responsabilidades Parentais

E-Book editado pelo Centro de Estudos Judiciários

 

Trabalhos publicados

 (na área do processo civil)

 

. Da Teoria à Prática – Algumas dificuldades na aplicação do novo regime da acção executiva

Revista Sub Judice n.º 29

Outubro / Dezembro de 2004 (pgs. 69-79)

. Insolvência de Pessoas Singulares

Boletim da Associação Sindical dos Juízes Portugueses

IV.ª série n.º 4 Outubro de 2004 (pgs. 39-60)

. Procedimentos para a Reestruturação do Passivo do Devedor Insolvente

Centro de Direito do Consumo da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Separata aos Estudos de Direito do Consumidor (n.º 7 – 2005)

. Agregação e Desagregação

Revista do CEJ – 2.º semestre 2006 – n.º 5

. Simplificação e gestão processual

Regime Processual Civil Experimental

Edições CEJUR (Universidade do Minho)

. Eleições para os Órgãos das Autarquias Locais (questões práticas)

Editado e divulgado pelo Conselho Superior da Magistratura

   ANA VARÃO
Licenciada em Psicologia Clínica. Mestre em Sexologia. Doutoranda da Universidade Complutense Madrid em Psicologia Clínica, Legal e Forense. Responsável de Formação da Red Apple. Exerce clínica privada com crianças e adultos. Mediadora Familiar no Gabinete de Mediação Familiar da Red Apple e Formadora.
   RUTE AGULHAS


Psicóloga, Terapeuta FamiliarPsicóloga Consultora na Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal

Professora Assistente Convidada no ISCTE-IUL.

  JOÃO PEDROSO

João António Fernandes Pedroso, é investigador do CES desde 1995 e membro do DECIDe – Núcleo da Democracia, Cidadania e Direito.É licenciado em Direito (1983), mestre em Sociologia do Direito, do Estado e da Administração (2002) e doutor em Sociologia do Direito, do Estado e da Administração (2013) pela Universidade de Coimbra. Frequentou cursos de pós-graduação no IEP – Science-PO (Paris) e no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati (Espanha).Docente de Direito Comercial no ISCTE (1990-1991) e de Direito Comercial e de Direito do Trabalho na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1991. Associado da Associação Internacional de Direito Económico, da Associação Portuguesa de Sociologia, do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Realizou projectos de investigação em Portugal, Brasil (Universidade de S. Paulo) e Moçambique (Centro de Estudos Africanos da Universidade E. Mondlane e Centro de Formação jurídica e Judiciária). Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais (1996).

Juiz de Direito (1984-1990) em licença sem vencimento. Advogado (1990-1995 e desde 2002). Consultor do PNUD para a reforma da legislação laboral em Moçambique (2005).

Desempenhou diversos cargos públicos, membro da Assembleia de Representantes e do Conselho directivo da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1982/1983) e designada e sucessivamente assessor jurídico e chefe de gabinete do Ministro do Trabalho e Solidariedade (1996-2000), Presidente do Instituto de Solidariedade e Segurança Social (2001) e chefe de gabinete do Primeiro-ministro (2001-2002). Presidiu à Comissão Nacional de Protecção de Crianças em Risco (1998-2001). Coordenou ou integrou várias comissões de reforma legislativa (reforma Institucional da Segurança Social; estatuto fiscal cooperativo; adopção 2000; lei de promoção e protecção das crianças em risco, etc). Integrou, em 2001, a missão para a Organização Territorial do Estado e o grupo de trabalho para a reforma da legislação dos Institutos Públicos. Integrou, ainda, o Conselho Consultivo da Justiça (2001). Membro do Conselho Superior de Magistratura (2003/2005). Coordenou o grupo de trabalho para a sistematização da legislação da Educação (2005).

Foi membro da direcção do CITAC (1982) e membro da direcção e presidente do CETA – Circulo Experimental de Teatro de Aveiro (1991 a 1995) e direcção do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2002 /2003). Sócio do Clube do Povo de Esgueira há mais de 20 anos.

Autor de livros e artigos de direito e sociologia do direito designadamente sobre a caracterização e reforma da administração da justiça, em português, espanhol, francês e inglês. Fez conferências nas áreas do direito e dos estudos sobre a Justiça em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Brasil, Moçambique e Alemanha.

  SANDRA RIBEIRO

Sandra Ribeiro, nascida em 22 de junho de 1973, licenciada em Direito e Pós-Graduada em Direito do Trabalho, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, iniciou a sua atividade profissional como advogada na área do Direito Laboral. Em 2002 ingressou nos quadros do Instituto do Emprego e da Formação Profissional. Entre 2005 e 2010 exerceu funções junto do então Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, onde colaborou nos trabalhos de redação da revisão do Código do Trabalho de 2009, nomeadamente na criação do novo regime da parentalidade, e colaborou na transposição de várias Diretivas Comunitárias sobre igualdade de género e não discriminação. Foi representante do então Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2005 e 2008. Desde 15 de março de 2010 é Presidente da CITE.

  MIRIAM ALVES

Estudou Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e é jornalista da SIC desde 1999.

Em 2001, fez parte da equipa fundadora da SIC Notícias e integra atualmente a equipa de Grande Reportagem da SIC. Em 2008 recebeu a Ninfa de Ouro do Festival do Mónaco, na categoria de Documentário, e o Prémio da AMI – Jornalismo contra a Indiferença.

Em 2005, recebeu o Prémio da Comissão para a Igualdade dos Direitos da Mulheres, pelo melhor trabalho de divulgação da situação da mulher em Portugal.

   SÓNIA VLADIMIRA CORREIA 

Sónia Vladimira Correia é doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. A sua tese de doutoramento intitula-se “Conciliação família-trabalho em famílias monoparentais. Uma abordagem comparativa de género”. Tem desenvolvido a sua carreira de investigação entre o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. As áreas científicas onde tem trabalhado são: Sociologia da Família, Conciliação Trabalho-Família, Políticas de Apoio à Família, Pobreza e Exclusão Social e Sociologia da Educação. Actualmente é bolseira de investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
 foto minha_o MARIA ISALBEL RAMA OLIVEIRA

-Licenciada em Serviço Social – Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra (1994)

-Pós graduação em “Desenvolvimento Integrado e Políticas Sociais “ – ISMIT (ex – ISSSC) -2000

– Curso de Mediação Familiar sob a coordenação da Dra Maria Saldanha Pinto Ribeiro (2004)

– Curso Teórico – Prático em Mediação de Conflitos – IMAP/ Jurisolve (2006)

– Mestrado em Política Social, com tema de dissertação “A mediação familiar em casais do mesmo sexo” – ISCSP – concluído em 10 de Janeiro de 2013.

 

Atividade Profissional

– Formadora com CCP, em várias entidades e com diversos tipos de público alvo: cursos EFA em horário laboral e pós-laboral, sistema aprendizagem, jovens com necessidades educativas especiais, licenciados….

– Docente em alguns módulos de Pós graduação em Mediação de Conflitos /Familiar – Business School – ISCAC

– Formadora convidada nos cursos de Mediação Familiar do Instituto Português de Mediação Familiar.

– Mediadora familiar no SMF – lista 6 (Coimbra, Leiria e Santarém) desde 2007

 

CATARINA RIBEIRO
Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Pedagógica, Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Docente no ISEIT-Viseu
Psicóloga
Formadora

A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PELA IGUALDADE PARENTAL E DIREITOS DOS FILHOS tem por fim as actividades de carácter cívico, cultural, formativo e informativo, no âmbito da protecção e fomento da igualdade parental, nos seus diferentes níveis de intervenção – legislativo, jurídico, psicológico, mobilização da opinião pública, entre outros -, relativamente aos direitos dos filhos (crianças e adolescentes) cujos pais se encontrem separados ou divorciados.